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60% dos brasileiros desejam performar melhor em seu trabalho atual

Entre os entrevistados brasileiros, treinamentos em vídeo ou com colegas são os preferidos (42%) para aprender conteúdos de maneira mais rápida dentro ou fora do trabalho.

Melhorar a performance no trabalho é a principal razão que leva os brasileiros a engajarem em iniciativas de aprendizagem corporativa. De acordo com a pesquisa “Como a Força de Trabalho Aprende”, publicada pela plataforma de aprendizagem Degreed, 60% dos brasileiros entrevistados afirmam que “ter um melhor desempenho na função atual” é a motivação primordial para aprender algo útil para sua carreira — média acima da registrada na pesquisa global (43%).

O relatório ouviu 2.500 pessoas que trabalham em empresas com mais de 500 pessoas, com sede nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Espanha, Índia e Brasil. Entre os entrevistados brasileiros, treinamentos em vídeo ou com colegas são os preferidos (42%) para aprender conteúdos de maneira mais rápida dentro ou fora do trabalho.

A autonomia na hora de aprender também é vista como fundamental pelos entrevistados. Globalmente, mais da metade dos profissionais (53%) dizem que aprendem melhor por conta própria e também quando recebem a opção de escolher como e em que hora aprender — no Brasil, esse número salta para 60%.

Índia e Brasil também têm os funcionários mais satisfeitos com seus empregadores — 63% e 60%, respectivamente. Já em países como Alemanha (31%), França (18%) e Reino Unido (30%), a satisfação dos funcionários é menor.

A pesquisa da Degreed ainda mostra que empresas com estratégias sólidas de aprendizagem são valorizadas pelos profissionais na hora de escolher onde trabalhar — 52% dos entrevistados globais afirmam que a cultura de aprendizagem da organização onde trabalham hoje foi um fator influente na decisão de ingressar na empresa; no Brasil, o número de colaboradores que concorda com essa afirmação sobe para 65%.

Globalmente, a pesquisa indica que os funcionários que têm acesso a uma plataforma de aprendizagem têm maior probabilidade de dar passos intencionais de aprendizado e carreira. Eles têm 68% mais chances de examinar seu próprio desenvolvimento profissional, 46% mais chances de receber uma promoção nos últimos três anos e duas vezes mais chances de obter uma credencial para suas funções.

Áreas que precisam de melhorias

A pesquisa também destacou três áreas claras para melhoria: oferecer experiências práticas que ampliam as habilidades; melhorar o apoio do gestor; e tornar a aprendizagem disponível para todos os funcionários.

Débora Mioranzza, Vice-Presidente para as Américas da Degreed, enfatiza a importância de entender as motivações individuais no clima atual, levando em consideração a pressão que líderes de Treinamento & Desenvolvimento (T&D) têm sofrido para se antecipar a inovações tecnológicas, como a inteligência artificial, que ampliam a lacuna de habilidades em um ritmo sem precedentes.

“Nosso relatório descobriu que alinhar estrategicamente o desenvolvimento de habilidades com metas pessoais de carreira e objetivos de negócios está ajudando organizações e indivíduos a acompanhar as mudanças”, disse Débora. “Tornar a aprendizagem profundamente impactante, em meio à incerteza econômica, está no topo das prioridades de todas as equipes de T&D. Trazer um elemento social para a aprendizagem, equipar os gestores para apoiar o aprendizado de sua equipe, tornando-o acessível a todos, e reforçar as habilidades por meio da aplicação prática são algumas melhorias descobertas pela pesquisa que as equipes de aprendizagem já podem começar a implementar hoje.”

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